PRO-SAÚDE II




Pró-Saúde II

A UNIVERSIDADE A SERVIÇO DA SAÚDE


RESUMO DO PROJETO
Este projeto será realizado no bairro Jardim Paraíso, cuja localização é próxima ao Campus da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). O bairro Jardim Paraíso está localizado a 10,16 km do centro de Joinville, SC. O projeto será desenvolvido junto às Unidades de Saúde do Jardim Paraíso I e II e no Pronto Atendimento 24 horas desta região. A comunidade é de 10.328 pessoas. O objetivo é incorporar ao processo de formação dos alunos dos cursos de Odontologia e Farmácia da UNIVILLE uma abordagem integral do processo saúde-doença e da promoção de saúde. Proporcionar à sociedade profissionais habilitados para responder às necessidades da população brasileira e à operacionalização do Sistema Único de Saúde. Enfatizar a educação em saúde capacitando a equipe de profissionais de saúde bucal (agentes comunitários de saúde, atendentes de consultório dentário e técnicos em higiene dental, CD) e outros profissionais das unidades de saúde do Jardim Paraíso I e II, professores e alunos destes cursos utilizando técnicas educacionais alternativas. Elaborar modelo de prática farmacêutica no âmbito da atenção básica, visando à integralidade na atenção à saúde e o desenvolvimento desta assistência, considerando as peculiaridades regionais, articulado com as demais profissões de saúde e visando o desenvolvimento do SUS. Promover a articulação entre a atenção básica e a atenção secundária, relacionando o desenvolvimento da prática farmacêutica a ser implantada nas unidades de saúde do Jardim Paraíso I e II com a Farmácia Escola/UNIVILLE/SUS/Secretaria de Saúde de Joinville (SMS), onde já ocorrem atividades de parceria entre estas instituições. Como resultado, espera-se a qualificação do ensino deixando-o mais próximo do contexto do prestador de serviços e mais próximo de um serviço mais qualificado e mais adequado à realidade social.

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Título do Projeto: A UNIVERSIDADE A SERVIÇO DA SAÚDE

Localização do Projeto:  bairro Jardim Paraíso, cuja localização é próxima ao Campus da UNIVILLE. O bairro Jardim Paraíso está localizado a 10,16 km do centro de Joinville, SC. O projeto será desenvolvido junto às Unidades de Saúde do Jardim Paraíso I e II e no Pronto Atendimento 24 horas desta região. A comunidade é de 10.328 pessoas.
2. OBJETIVO DO PROJETO
  • Incorporar ao processo de formação dos alunos dos cursos de Odontologia e Farmácia da UNIVILLE uma abordagem integral do processo saúde-doença e da promoção de saúde;
  • Proporcionar à sociedade profissionais habilitados para responder às necessidades da população brasileira e à operacionalização do Sistema Único de Saúde.
  • Viabilizar a formação de profissionais, na área da odontologia e farmácia, capacitados a desenvolver suas práticas voltadas para a promoção e manutenção da saúde da população, constituindo-se em agentes de saúde, devidamente habilitados à aplicação de medidas preventivas e curativas em nível individual e coletivo.
  • Enfatizar a educação em saúde capacitando a equipe de profissionais de saúde bucal (agentes comunitários de saúde, atendentes de consultório dentário e técnicos em higiene dental, CD) e outros profissionais das unidades de saúde do Jardim Paraíso I e II, professores e alunos do curso de Odontologia e Farmácia utilizando técnicas educacionais alternativas.
  • Elaborar modelo de prática farmacêutica no âmbito da atenção básica, visando à integralidade na atenção à saúde e o desenvolvimento da assistência farmacêutica, considerando as peculiaridades regionais, articulado com as demais profissões de saúde e visando o desenvolvimento do SUS;
  • Promover a articulação entre a atenção básica e a atenção secundária, relacionando o desenvolvimento da prática farmacêutica a ser implantada nas unidades de saúde do Jardim Paraíso I e II com a Farmácia Escola/UNIVILLE/SUS/SMS/Joinville, onde já ocorrem atividades em parceria da universidade com a secretaria municipal de saúde.



3. JUSTIFICATIVA DA PROPOSIÇÃO
A Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE implantou, em meados de 1998, o Curso de Odontologia, incentivando o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura. Nesse sentido, o curso de Odontologia da UNIVILLE, promove e divulga conhecimentos técnicos, científicos e culturais que constituem patrimônio da Humanidade e trabalha o saber através do ensino, das publicações e de outras formas de comunicação. A UNIVILLE, como Instituição estratégica, participa do desenvolvimento local e regional e assume o desafio de intervir na formação do profissional da odontologia capaz de produzir, mediante uma prática diferenciada da odontologia tradicional, um impacto social positivo na comunidade em termos de saúde coletiva, alicerçada no tripé: educação, diagnóstico e prevenção.
Com esta perspectiva em vista, o compromisso político, social e ético da universidade em relação à sociedade fica expresso nas ações que a própria universidade produz e que têm reflexos no conjunto social. Sejam essas ações intervenções (no sentido de complementação, de apoio) no âmbito da educação, da habitação, dos transportes, da saúde, do meio ambiente, do trabalho e mais... Esta é a expressão da universidade: a valorização integral do homem. Homem visto por inteiro e integrado a um conjunto de relações sociais e com conseqüências sociais de seus atos.
A proposta pedagógica do Curso de Odontologia da UNIVILLE fundamentada filosófica e teoricamente nesta nova visão de saúde pública, aponta para a ruptura das visões tradicionais da odontologia e propõem uma nova política onde a saúde coletiva passa a constituir-se em referência de uma relação teoria-prática (ou práxis) capaz de superar a atual prática do trabalho do cirurgião-dentista nas suas dimensões política, social, comunitária, preventiva e integral, indispensáveis às ações no campo da saúde. Nesse entendimento, projeta-se que as questões de saúde-bucal tenham, efetivamente, relevância pública e que assim sejam entendidas pelo Estado e pelo conjunto da sociedade.
Visando a melhor utilização e adequação às reais necessidades do país, busca-se o aperfeiçoamento profissional do cirurgião-dentista, via universidade, por ser esta o setor formador mais crítico, o mais criticado, o mais sensível às críticas e pela sua própria natureza, o encarregado de mudanças e de intervenção na realidade social. A UNIVILLE, enquanto Instituição Educacional, interage cooperativamente com o Sistema Único de Saúde (SUS) equacionando e solucionando seus problemas e alimentando-se dessa prática para o cumprimento de suas responsabilidades específicas de ensino, pesquisa e extensão.
As clínicas de baixa, média e alta complexidade do 30 , 40 e 50 ano do curso de Odontologia estão trabalhando conveniadas ao SUS, como unidades de saúde do município desde a implantação do curso. Para as clínicas de média e alta complexidade da UNIVILLE, os pacientes são encaminhados através da Central de Marcação de Consultas da sua unidade de saúde mais próxima. As disciplinas de Odontologia Coletiva do 30 e 40 ano trabalham diretamente na comunidade em escolas e unidades de saúde com as equipes de saúde da família. Os alunos da disciplina de Estágios Extramuros do 50 ano atuam em diversas unidades de atenção secundária e terciária em saúde, tais como, Núcleo de Fissurados Lábio-Palatais, hospitais municipais e outros.
Como resultado, espera-se a qualificação do ensino deixando-o mais próximo do contexto do prestador de serviços e mais próximo de um serviço mais qualificado e mais adequado à realidade social.
Na perspectiva da integralidade das ações de saúde no SUS, os medicamentos constituem um dos principais insumos para a promoção, proteção e recuperação da saúde. A provisão de medicamentos é uma parte da provisão de cuidados de saúde como um todo. O custo dos medicamentos influencia decisivamente o sistema de saúde e suas políticas norteadoras, no que tange aos aspectos econômicos e da confiança do usuário nos serviços (BURSTALL, 1997; BENNETT, QUICK e VELÁSQUEZ, 1997). O uso adequado dos medicamentos pode salvar vidas e melhorar a saúde, e o seu uso irracional pode ser danoso e até fatal (BENNETT, QUICK e VELÁSQUEZ, 1997).
O processo de dispensação de medicamentos é uma das etapas constituintes da Assistência Farmacêutica, caracterizando-se pelo ato farmacêutico de prover um ou mais medicamentos a um paciente, geralmente como resposta a uma prescrição elaborada por um profissional autorizado, acompanhado de informação e orientação adequadas, visando garantir o uso racional, aumentar a adesão à terapia e melhorar a qualidade de vida do paciente (MARIN, 2003). A intervenção do farmacêutico neste contexto, associada à atenção à saúde de forma integral ao paciente, consiste da prática de Atenção Farmacêutica, reconhecendo a responsabilidade do paciente como usuário final de um medicamento, requerendo do farmacêutico o uso de recursos que propiciem a provisão responsável de tratamento farmacológico até obter resultados tangíveis, melhorando a qualidade de vida do paciente (FIP, 2000).
Considerando a amplitude dos conhecimentos necessários a uma adequada formação do profissional farmacêutico, e o desafio colocado com a concepção e implantação do SUS, a complexidade no desenvolvimento técnico-científico do farmacêutico impõe a adoção de concepções teórico-metodológicas sólidas, alicerçadas no desenvolvimento pessoal e humanístico, intelectual e profissional de forma autônoma e permanente do estudante.
O Curso de Graduação em Farmácia da Universidade da Região de Joinville teve sua implantação aprovada pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, através do Parecer CEPE nº. 178/97 de 14 de julho de 1997, sendo seu funcionamento autorizado pela Resolução nº. 03/97 do Conselho Universitário da Universidade, na mesma data. As atividades didático-pedagógicas iniciaram efetivamente a partir de março de 1998. Em 2005, o curso iniciou sua transição para a matriz curricular desenvolvida sob a égide das diretrizes curriculares, sendo que sua implantação e desenvolvimento encontram-se em curso.
A concepção do Curso de Farmácia da UNIVILLE prevê a formação do profissional farmacêutico voltado ao desenvolvimento da Assistência Farmacêutica, no âmbito do Sistema Único de Saúde, visando a promoção e recuperação da saúde e a prevenção e cura de doenças, buscando melhorar a qualidade de vida da população brasileira.
Com um projeto político pedagógico concebido para a atuação do profissional farmacêutico no SUS, os Cursos de Farmácia e Odontologia buscam empreender ações que intensifiquem a relação entre os cursos da área da saúde da instituição. Essa estratégia parte do princípio que a interação entre os cursos, envolvendo professores e estudantes em atividades acadêmicas e na aprendizagem em serviço, poderá constituir um sólido vínculo para fomentar a formação voltada ao trabalho em saúde multiprofissional e interdisciplinar, características que a complexidade dos problemas de saúde brasileiros e a organização do SUS exigem. A proposta em resposta ao edital Pró-Saúde visa aprofundar e consolidar a estratégia de integralidade nas ações de saúde, da academia ao serviço.
Referências bibliográficas
BENNETT, S.; QUICK, J. D.; VELÁSQUEZ, G. Public-Private Roles in the Pharmaceutical Sector: implications for equitable access and rational drug use. Geneva: World Health Organization, 1997.

BURSTALL, M. L. The management of the cost and utilization of pharmaceuticals in the United Kingdom. Health Police, v. 41, Suppl., S27-S43, 1997.

MARIN, N. et al. Assistência farmacêutica para gerentes municipais. Rio de Janeiro: OPAS/OMS, 2003.

FIP – International Pharmaceutical Federation. Statement of policy good pharmacy education practice. Vienna: FIP Council, 2000.



4. RESUMO DO ORÇAMENTO DO PROJETO

VALOR TOTAL SOLICITADO: R$ 950.080,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante, deixe seu comentário.