A UNIVERSIDADE A SERVIÇO DA SAÚDE II
Introdução
Universidade da
Região de Joinville (UNIVILLE)
A UNIVILLE é uma
universidade comunitária voltada às demandas sociais, culturais e
econômicas da região na qual está inserida e conta com cinco
cursos na área da saúde.
O curso de
Odontologia encontra-se no estágio II na maior parte dos vetores e
no estágio III em outros. As clínicas de baixa, média e alta
complexidade estão inseridas no SUS e seu acesso se dá através do
complexo regulador da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As
disciplinas de Odontologia Coletiva do 30
e 40
ano atuam em escolas, comunidade e unidades básicas de saúde (UBS).
Os alunos dos Estágios Extramuros do 50
ano realizam atividades em unidades de atenção secundária e
terciária em saúde, tais como, Núcleo de Fissurados
Lábio-Palatais, PAs, hospitais públicos. Atualmente 40% dos
professores do curso estão vinculados à SMS em diferentes
atribuições. A articulação com a SMS para os processos de
Educação Permanente (EP) vem fortalecendo as redes de atenção e a
integralidade dos cuidados, resultado das capacitações de
profissionais da saúde para cirurgiões-dentistas (CD), auxiliares
em saúde bucal (ASB), agentes comunitários em saúde (AGC) e
técnicos em saúde bucal.
O curso de Medicina
encontra-se no estagio II com algumas disciplinas/atividades
integradoras nos primeiros anos. A programação das disciplinas
Praticas de Saúde, Organização da Atenção à Saúde no Brasil,
Inserção comunitária I e II, fundamentam-se na prática clínica
voltada para o contexto da realidade de vida das pessoas, com ênfase
nos determinantes sociais da saúde-doença e nas iniquidades. Os
preceptores do quinto ano que atuam na estratégia saúde da família
(ESF) participam ativamente da planificação destas disciplinas e
supervisionam os acadêmicos do primeiro e segundo ano em atividades
pontuais das disciplinas.
A UNIVILLE, ampliou a Unidade do Jardim Paraíso I e II para inserção
dos alunos do curso de Medicina, nas disciplinas de Inserção
Comunitária I e II do 1º e 2º anos e Internato em Atenção
Primária à Saúde, que acontece por 6 meses, durante 5º ano, onde
compartilham cenário de prática com equipes saúde da família,
alunos e professores dos cursos de Odontologia e Farmácia,
fortalecendo ainda mais ações multidisciplinares no PET e Pró-Saúde
II.
Os cursos de
Psicologia e Educação Física apresentam menor inserção no SUS e
encontram-se nos estágios I e II. O curso de Educação Física na
última alteração de matriz curricular propôs disciplinas que
permitam ao acadêmico ter uma visão SUS.
O curso de Psicologia possui estágios supervisionados do 1 ao 5 ano
e está inserindo suas clínicas no complexo regulador da SMS neste
ano.
O curso de Farmácia
se encontra nos estágios I e II com inserção dos acadêmicos no
SUS através da Farmácia Escola - SUS/UNIVILLE. Aprofundando a
formação do farmacêutico voltado ao SUS, o curso institucionalizou
os princípios do Pró-Saúde e cenários de práticas em seu
Projeto Pedagógico. Em 2011, o curso firmou parceria com a UFSC e
Ministério da Saúde para nuclear o polo regional do Curso de Gestão
da Assistência Farmacêutica – Especialização a distância.
A inserção de
estudantes de graduação de todos os cursos da área da saúde
ocorre em diversos pontos da rede, não apenas na atenção básica,
com finalidade de observação e de atuação na assistência, sempre
supervisionados por professores ou profissionais da rede. O
projeto Pró-Saúde II, PET Saúde da Família I e II e PET Saúde
Mental trouxe avanços na reorientação da formação dos alunos com
aprofundamento
filosófico do projeto político pedagógico dos cursos envolvidos
tornando irreversível este processo, bem como qualificação dos
serviços. Houve ampliação da discussão em sala de aula sobre
cuidado integral à saúde, importância da organização dos
serviços de saúde em rede, da intersetorialidade e
interdisciplinaridade.
Serviços de
Saúde de Joinville
“As redes de
atenção à saúde são organizações poliárquicas de um conjunto
de serviços de saúde, vinculadas entre si por uma missão única,
por objetivos comuns e por uma ação cooperativa, que permitem
ofertar uma atenção contínua e integral à determinada população,
coordenada pela atenção primária à saúde prestada no tempo
certo, no lugar certo, com o custo certo, com a qualidade certa e de
forma humanizada, e com responsabilidades sanitária e econômica por
essa população”
(MENDES,2010).
Joinville, com 515
mil habitantes (IBGE, 2011),
conta
com 56 unidades de Atenção Primária em Saúde (APS): 37,6% da
população contemplada com ESF, 38,9% Estratégia de ACS e 23,5%
rede convencional. Estes pontos de atenção nem sempre encontram-se
articulados em rede com 3 PAs 24horas, ambulatórios de
especialidades e 3 hospitais públicos (Hospital Regional Hans Dieter
Schmidt, Hospital Municipal São José, Maternidade Darcy Vargas) e 1
Hospital Filantrópico (Bethesda). Historicamente o cuidado aos
usuários do SUS, tem sido realizado de forma fragmentada e
descontínua, ferindo o princípio da integralidade.
A SMS estabeleceu no
Plano Municipal de Saúde 2010-2013 a prioridade de organizar Redes
de Atenção à Saúde (RAS). Este projeto foi elaborado em
consonância com o planejamento da SMS focando intervenção em
linhas de cuidado priorizadas pelos gestores municipais e UNIVILLE,
contribuindo para construção das RAS e qualificação da atenção
aos usuários do SUS.
Segundo MENDES,
2007, APS nas RAS está pautada na integralidade, coordenação,
orientação familiar e comunitária, e deve ter resolubilidade para
85% dos problemas de saúde, comunicar-se com diferentes pontos de
atenção e sistema de apoio e responsabilizar-se pela população
adscrita. A superação da fragmentação dos sistemas de saúde tem
sido buscada em vários países do mundo por meio da organização de
RAS, sendo APS gestora do projeto terapêutico, garantindo que as
redes de assistência devem se organizar com capacidade de
integração.
A organização das
Linhas de Cuidado, definindo fluxos assistenciais, responsabilidades,
implicando todos atores em um grande acordo assistencial, é
estratégia fundamental na gestão do cuidado integral e na
constituição das RAS (TULIO e MAGALHÃES JR, 2004).
Justificativa
Este projeto
pretende
ampliar cenários de prática do Pró-Saúde II no
município de Joinville e em especial nas quatro UBS do bairro Jardim
Paraíso. Será desenvolvido junto às UBS do Jardim Paraíso I, II,
III, IV e V. As demais UBS em que já existe atuação dos discentes
do curso de medicina também estarão envolvidas em subprojetos. As
ações de educação ensino-aprendizagem iniciadas durante Pró-Saúde
II serão ampliadas com envolvimento de todos os cursos da área da
saúde da UNIVILLE.
O Jardim Paraíso
situa-se
a 16 km do centro, possui boa cobertura de água e luz, porém sem
rede de esgoto e com ruas de terra. Bairro jovem, formado
principalmente pela migração do interior do Paraná e Santa
Catarina e do Nordeste do Brasil, que vêem trabalhar nas indústrias
próximas da região. A
população total é de 18.368, sendo
11,9% crianças, 21,2% adolescentes, 61,9% adultos e 5% idosos (SMS
2011). Neste
bairro, indicadores como renda, nível de instrução, gravidez na
adolescência, consultas no pré-natal, demanda de pré-escola,
violência psicológica são considerados péssimos (IBGE, 2000;
IPPUJ, 2008). Percentual
de famílias cuja renda do responsável pelo domicílio é de até 1
salário mínimo é de 8,73 (IBGE, 2000). Em 2008, 17,3% de jovens
com idade de 12 a 17 estiveram envolvidos em atos infracionais e
27,51 dos nascidos vivos, tiveram menos de 7 consultas de pré-natal
(SINASC, 2008).
Índice
de criminalidade alto, principalmente relacionado ao tráfico de
drogas, levando a expectativa de vida inferior a dos outros bairros
do município. Apesar de contar com cinco equipes da ESF, observa-se
grande dificuldade de acesso à média e alta complexidade.
No ano de 2008
iniciamos Pró-Saúde II trabalhando com os cursos de Odontologia e
Farmácia e profissionais das equipes de ESF das unidades do Jardim
Paraíso I e II.
Criamos
a Comissão
Gestora Local com participação de alunos e professores dos cursos
envolvidos, representantes da SMS, profissionais das UBS,
conselheiros municipais e locais de saúde.
Esta comissão se mostrou atuante e nossa relação hoje com esta
comunidade é de respeito e confiança. A UNIVILLE e SMS tem tomando
decisões conjuntas no que diz respeito aos projetos para região.
Atuamos em todas as escolas do bairro com ações de promoção de
saúde criando vínculo e responsabilização.
No Pró-Saúde III
pretende-se ampliar cenários de prática incluindo as demais UBS do
Jardim Paraíso e participação de todos cursos da área da saúde
da UNIVILLE em
todos níveis de atenção do SUS, contribuindo para construção das
RAS no município, tendo a APS como ordenadora e coordenadora do
cuidado e a ESF como principal modelo de atenção. A nova matriz
curricular dos cursos da saúde da UNIVILLE estará comprometida com
reorientação pedagógica, dotando corpo docente de instrumentos
mais adequados para realizar atividades de forma institucionalizada,
devido às experiências positivas obtidas no Pró-Saúde II e PETs
estimulando elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e
artigos científicos, além da realização de seminários internos
de avaliação do projeto de reorientação dos cursos, com
participação da Comissão Gestora, docentes e discentes,
representantes dos serviços de saúde e Conselho Municipal/Estadual
de Saúde.
Objetivo
Geral
Incorporar ao
processo de formação dos alunos dos cursos da área da saúde da
UNIVILLE uma abordagem do processo saúde-doença que contemple
determinantes sociais e uma perspectiva do cuidado integral à saúde,
promovendo transformações nos processos de geração de
conhecimentos, ensino-aprendizagem e prestação de serviços de
saúde à população.
Objetivos
Específicos
- Implantar
disciplina curricular que envolva todos cursos da área da saúde da
UNIVILLE de forma multiprofissional e interdisciplinar contribuindo
com políticas e prioridades dos Ministérios da Saúde e Educação;
- Instrumentalizar
alunos e profissionais de saúde para abordagem dos determinantes do
processo saúde-doença em todos os níveis, conforme diretrizes de
universalização, regionalização, eqüidade e integralidade;
- Promover
transformações nos processos de ensino-aprendizagem e prestação
de serviços à população através de ações intersetoriais
voltadas ao cuidado integral, promoção e vigilância em saúde;
- Promover EP e
elaboração de material didático, recursos multimídia, artigos,
monografias, dissertações na área do SUS;
- Aprofundar
processo de gestão da clínica nas UBS do Jardim Paraíso e
organização das RAS, em consonância com políticas de saúde e com
o perfil epidemiológico loco-regional;
- Institucionalizar
através de instrumentos jurídico-legais o papel da Comissão
Gestora Local;
- Trabalhar
subprojetos PET nas RAS: Cegonha, Saúde da Criança, Saúde do
Adulto (Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus) e Saúde Mental
da Criança e Adolescente.
EIXO A:
ORIENTAÇÃO TEÓRICA
Realização de
oficinas com docentes, estudantes e profissionais dos serviços de
saúde, estimulando a reorientação da formação, integração
ensino-serviço com foco na integralidade das ações de saúde.
Temas
das Oficinas:
-
Determinação social do processo saúde-doença;
-
SUS: diretrizes, legislação e controle social;
-
Perfil epidemiológico, planejamento local e gestão da clínica;
-
Humanização e acolhimento;
-
Capacitação em vigilância, prevenção e controle das doenças
crônicas diabetes e hipertensão arterial;
-
RAS prioritárias a serem desenvolvidas no município de
Joinville: Cegonha, Saúde da Criança; Hipertensão Arterial e
Diabetes; Saúde Mental; Saúde do Adolescente;
-
Promoção da Saúde e Prevenção de Agravos e Doenças, com
ênfase no estímulo às atividades físicas e alimentação
saudável;
-
Capacitação em teatro-educação para educação em saúde.
Criação de material didático para UNIVILLE e SMS.
|
EIXO B: CENÁRIOS
DA PRÁTICA
Atividades
integradas alunos, docentes e serviços de atenção à saúde do
SUS. Envolvimento graduandos do 10
ao 50
ano dos cursos da saúde de forma multidisciplinar nas seguintes RAS:
1. Atenção
primária de saúde/ ESF
-
Atividades integração ensino-comunidade com participação de
alunos junto aos Conselhos Locais e Municipal de Saúde (CMS);
-
Atividades conjuntas alunos e ACS melhorando qualidade: da visita
domiciliar, busca ativa, promoção do auto-cuidado, identificação
e encaminhamento de situações risco;
-
Capacitação /atualização da ESF e alunos para qualificação
dos atendimentos e melhoria da adesão aos tratamentos. Gestão da
clínica nas UBS;
-
Estratégias para garantir adesão aos tratamentos programáticos;
-
Campanha sobre prevenção de acidentes.
2. Rede Saúde
da Criança e do Adolescente
-
Atividades educativas sobre crescimento saudável: alimentação,
não dependência de vitaminas;
-
Atividades físicas como alternativa complementar para crianças e
adolescentes que usam medicamentos controlados, hiperativos;
-
Levantamento epidemiológico utilizando o índice de dentes
cariados, perdidos e obturados (CPO-D), identificando crianças e
adolescentes em “risco” das escolas adscritas das UBS do
Jardim Paraíso. Planejamento de atividades de intervenção
(orientação saúde bucal, fluorterapia e outros);
-
Exame dos familiares das crianças e adolescentes de alto risco,
com visitas domiciliares, encaminhando casos de necessidades para
clínicas das UBS e referência: UNIVILLE (ambulatórios Medicina,
Odontologia, Psicologia), Centro de Especialidade Odontológica
(CEO) e PAs;
-
Atendimento de pacientes especiais no Núcleo Atendimento de
Pacientes Especiais da SMS.
3. Rede
Cegonha
-
Busca ativa das gestantes na área de abrangência da equipe;
-
Implementação de protocolo para ações de pré-natal e
monitoramento da conformidade das práticas das ESF em relação
aos parâmetros de qualidade estabelecidos;
-
Levantar perfil das gestantes e necessidades de intervenção
preventivas em modalidade grupal (abordagem interdisciplinar);
-
Desenvolver ações psicoeducativas em parceria com todos os
cursos da saúde, em consonância com perfil levantado;
-
Acolher demandas de intervenção piscoterapeutica no Serviço de
Psicologia da UNIVILLE;
-
Capacitação dos profissionais de saúde qualificando ações de
acompanhamento/tratamento odontológico na gestação
(humanização, qualidade técnica dos atendimentos, abordagens
educativas estimulando auto-cuidado). Atendimento odontológico
para gestantes das UBS do Jardim Paraíso iniciando pelas
pacientes identificadas como “risco” às doenças bucais;
-Referenciar
casos necessários para clínicas das UBS, UNIVILLE (ambulatórios
Medicina, Odontologia, Psicologia), CEO e PAs, hospitais;
-
Participar dos grupos de gestantes das UBS do Jardim Paraíso
discutindo: métodos de contracepção, medicamentos. Socializar
teorias do desenvolvimento infantil e discutir importância da
maternagem no desenvolvimento humano, discussão sobre cuidados do
recém- nascido (abordagem interdisciplinar);
-
Garantia de acesso a referências especializadas para os casos de
pré-natal de alto risco;
4. Saúde do
Adulto – linha de cuidado vigilância, prevenção e controle –
Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus
-
Capacitar
ACS melhorando qualidade das visitas: busca ativa, promoção
auto-cuidado, identificação e encaminhamento de situações
risco;
-
Identificar
pacientes com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) atendidos nas
UBS em que alunos da medicina realizam estágios quanto a
gravidade da doença, presença de lesão em órgãos alvos,
medicamentos utilizados e tratamentos alcançados;
-
Desenvolvimento
de Campanhas de Promoção de Saúde. Desenvolvimento de
intervenções centradas na promoção de hábitos de vida
saudável, ações educativas de prevenção e controle dos
fatores e condições de risco, detecção precoce das lesões de
mucosa e câncer de boca;
-
Programa de “desmedicamentalização”, grupos de apoio
terapêutico que discutam fases do adoecer dos idosos;
- Atividades
físicas (caminhadas e outros) que mobilizem mais portadores
dessas enfermidades aderirem ao programa (elaborado através de
avaliações físicas, prescrições das atividades baseadas em
laudos ou informações compartilhadas com os cursos de educação
física, medicina e farmácia).
5.
Rede Atenção Psicossocial Cuidados em Saúde Mental da Criança
e Adolescente
-
Atividades com ACS de capacitação quanto às redes de apoio
existentes no município (CAPS, Núcleo Pacientes Especiais),
possibilitando melhor entendimento do fluxo de atendimento dos
pacientes com problemas de saúde mental em seu bairro;
-
Matriciamento, desenvolvimento de proposta para trabalho dentro do
Núcleo de Apoio Saúde da Família (NASF).
|
EIXO C:
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
-
Implantar
disciplina curricular envolvendo todos alunos dos cursos da saúde,
de todos os períodos, integrando conteúdos de acordo com ciclos
profissionais, com aulas teóricas e práticas voltadas ao SUS,
incluindo os subprojetos PET;
Para
tal, prevemos:
mapear disciplinas de cada curso que aborde temáticas do SUS;
fórum de discussão com todos professores destas disciplinas e de
outras instituições convidadas para a implantação da
disciplina única;
-
Realização de projetos de pesquisa (PET) a partir das
necessidades de saúde da comunidade;
-
Promover atividades de EP em gestão da clínica; elaboração de
material didático, reuniões para compartilhar resultados dos
estudos possibilitando que as equipes se apropriem dos
conhecimentos;
-
Integrar a Residência em Saúde da Família ao PET;
-
Integrar linhas de pesquisa do Mestrado Saúde e Meio Ambiente da
UNIVILLE e Pró-Saúde, com
ênfase na investigação das necessidades da comunidade.
|
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
- FRANCO, T.B;
MAGALHÃES JUNIOR, H.M. INTEGRALIDADE NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE:
A ORGANIZAÇÃO DAS LINHAS DO CUIDADO. *Publicado
no livro: O Trabalho em Saúde: olhando e experienciando SUS no
cotidiano; HUCITEC, 2004-2a. edição; São Paulo, SP.
- INSTITUTO
BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, 2000.
-
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, 2011.
www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=420910. Acesso:
13/02/2012
- INSTITUTO DE
PESQUISA E PLANEJAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE
JOINVILLE, 2008.
- MENDES, E.V.
Revisão Bibliográfica sobre Redes de Atenção à Saúde, 2007.
- MENDES, E.V. Uma
Revisão Bibliográfica sobre a Atenção Primária à Saúde –
“AGORA MAIS DO QUE NUNCA”, 2010.
- SISTEMA DE
INFORMAÇÕES DE NASCIDOS VIVOS, 2008.
-SECRETARIA
MUNICIPAL DA SAÚDE. Relatório Anual da Gestão. Joinville. SC.
2010/2011.
PET REDES DE
ATENÇÃO À SAÚDE EM JOINVILLE 2012-2013
Grupo
Rede Cegonha - Linha de Cuidado da Gestante e do Recém-Nascido
Introdução
Em 2011, a proporção
de nascidos vivos com 7 ou mais consultas no município de Joinville
foi de 70,4% e 2 óbitos maternos de mulheres residentes, enquanto o
total de óbitos em menores de 5 anos de idade foi de 126 e de
mulheres em idade fértil de 125 Em números absolutos a mortalidade
infantil foi de 73 e a mortalidade em menores de 5 anos foi de 83.
Dos 7.786 nascidos vivos, 17,8% (1393) foram de mães adolescentes
(SMS, 2011).
No bairro Jardim
Paraíso, foco de atuação deste trabalho, a população é de 18
mil habitantes, sendo 9.066 mulheres. Destas, 6244 (68,8%) possuem
entre 10 a 49 anos de idade, portanto em fase reprodutiva. Segundo
dados SINASC (2008), em 27,5% dos nascidos vivos, suas mães
realizaram menos de 7 consultas no pré-natal, o número de óbitos
infantis foi de 3. As internações de crianças de 0-4 anos por
infecção respiratória aguda e doença diarréica aguda foram de 16
e 2 respectivamente, correspondendo a 36,3% e 0,5% do total de
crianças do município internadas por estas causas. Em 2011,a
mortalidade infantil em números absolutos foi de 4 e o percentual de
nascidos vivos de mães adolescentes foi de 7,4% (SMS, 2011). Ainda
há grande dificuldade de captação de gestantes para o tratamento
dentário.
Os dados acima
demonstram a necessidade de intervenção multiprofissional neste
público-alvo, respeitando o princípio da integralidade da atenção
para a efetivação da Rede Cegonha. A atuação conjunta dos cursos
de medicina, odontologia e psicologia permitirá a integração de
atividades pautadas no diagnóstico e planejamento local, visando um
novo olhar sob a ótica da Linha de Cuidado da Gestante e do
Recém-nascido e a efetiva inserção dos acadêmicos no contexto da
ESF.
Para o levantamento
do perfil da população de gestantes adolescentes das UBSF do Jardim
Paraíso será utilizado o Sistema de Avaliação Empiricamente
Baseado do Achenbach (Achenbach System of Empirically Based
Assessment – ASEBA) que consiste em um modelo integrado de
avaliação por meio de múltiplos informantes, como pais e outros
profissionais (ACHENBACH,
1991).
Este instrumento envolve categorias nosológicas de problemas de
ansiedade, afetivo, somático, de atenção, de agressividade e
sociais, bem como, avaliam semelhanças e diferenças do
funcionamento humano em diferentes faixas etárias, condições e
interações abrangendo atividade/ocupação e escolaridade
(ACHENBACH;
RESCORLA, 2004).
Pretende-se neste
subprojeto apoiar o gestor municipal na formulação de propostas
para implantação da Rede Cegonha no município e em especial no
bairro Jardim Paraíso.
Objetivo Geral
- Atuar na Rede
Cegonha, Linha de Cuidado da Gestante e do Recém-nascido,
possibilitando aos alunos dos cursos envolvidos compreensão dos
determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos e
ecológicos deste público-alvo.
Objetivos
Específicos
- Realizar
diagnóstico das necessidades para atuação na Rede Cegonha no
bairro Jardim Paraíso. Conhecer perfil sócio-demográfico das
gestantes e familiares, identificar principais necessidades,
problemas de saúde geral, bucal, psicossocial, acesso aos serviços
e aderência ao pré-natal na UBS;
- Levantar e avaliar
o perfil da saúde mental das gestantes adolescentes promovendo
intervenções interdisciplinares no do Jardim Paraíso;
- Analisar o perfil
e a demanda em Saúde Mental promovendo intervenções
biopsicossociais e subsidiar políticas públicas municipais;
- Realizar
intervenções educativas na comunidade, identificando famílias em
risco social, visitas domiciliares e busca ativa juntamente com as
UBS;
- Promover ações
interdisciplinares entre acadêmicos da UNIVILLE.
Metodologia
A pesquisa será
feita por meio de um inquérito epidemiológico nas UBS e domicílios
das áreas de abrangência das UBSF envolvidas no projeto. Tendo como
referência o proposto pelo Ministério da Saúde – Rede Cegonha, a
literatura científica sobre o tema e o diagnóstico realizado pelos
estudantes do PET-Saude 2012-2013 na atenção básica. Pretende-se
subsidiar a elaboração de uma proposta de implantação da Rede no
âmbito municipal contendo ações de promoção, proteção e
recuperação da saúde para este grupo populacional. O conhecimento
da realidade local mediante diagnóstico permitirá a priorização
epidemiológica dos indicadores da matriz proposta pela Rede Cegonha,
acompanhamento e monitoramento à nível local e dos demais pontos de
atenção envolvidos na efetivação da rede. Dentre os indicadores
priorizados, poderá ser de escolha para o acompanhamento e
monitoramento o número de nascidos vivos e de 7 ou mais consultas no
pré-natal, número absoluto de óbitos infantis, número absoluto de
óbitos maternos, percentual de gestantes captadas até a 12ª semana
de gestação, número de gestantes adolescentes, atualização da
caderneta de saúde, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento,
incentivo ao aleitamento materno, calendário básico do programa
nacional de imunização, entre outros.
Serão elaboradas
intervenções educativas dirigidas às gestantes e recém-nascidos
com ênfase na humanização do pré-natal, amamentação,
crescimento e desenvolvimento, saúde mental, redução da
mortalidade materna e infantil e outros.
Os estudantes de
medicina, psicologia e odontologia irão realizar as seguintes
atividades sob supervisão dos preceptores e tutor:
- Estudar a Rede de atenção à Linha de Cuidado da Gestante e do Recém-nascido formulada pelo Ministério da Saúde e demais literatura a respeito;
- Capacitação sobre conceitos de saúde mental, políticas públicas e interdisciplinaridade;
- Treinamento para alinhar metodologias de pesquisa, avaliações e procedimentos visando rigor metodológico durante o projeto e reconhecimento do instrumento de pesquisa ASEBA;
- Participar das reuniões com o Núcleo de Apoio Técnico, ESF das UBS, comunidade local, reuniões dos Conselhos Locais e Municipal de Saúde;
- Participar das discussões para formulação dos instrumentos de coleta de dados;
- Realizar visitas semanais nas UBSF e domicílios para aplicar o questionário;
- Organizar dados coletados para digitação e posterior análise;
- Elaborar relatórios com dados epidemiológicos sobre situação de vida e saúde das gestantes e recém-nascidos do bairro;
- Elaborar proposta e conteúdo de intervenção educativa com as ESF das UBS envolvidas;
- Participar com o gestor municipal da proposta de Implantação da Rede Cegonha;
- Redigir artigos e trabalhos científicos.
Tutor
e preceptores terão atribuições:
- Orientar os estudantes de graduação em todas as etapas do projeto;
- Ser um elo entre os acadêmicos e ESF;
- Participar da redação dos artigos;
- Participar das atividades do projeto.
UBS
do projeto
|
CNES
|
UBS
Jardim Paraíso I e II
|
2511843
|
UBS
Jardim Paraíso IV
|
2622955
|
UBS
Jardim Paraíso V
|
3400069
|
UBS
Lagoinha
|
8007535
|
UBS
Dom Gregório
|
3101150
|
Relação
bolsistas
Tutor
|
Formação
|
Selma
Cristina Franco
|
CPF:
016.726.808-24
Matricula
Univille: 142054
Professora
doutora concursada com vínculo de 40 horas
|
Preceptores:
|
|
Roberta
Colvara Torres Medeiros
|
Médica
CPF:
944667260-00
CNES: 2511843 |
Manuel
Enrique Ramirez Lopez
|
Enfermeiro
CPF:
68058306991
CNES:
8007535
|
Rubens
Gellert Voigt
|
Enfermeiro
CPF:
80696830906
CNES:
3101150
|
Lisiane
Rangel Cyrino
|
Cirurgiã-dentista,
Mestre em Odontologia
CPF:
63283942972
CNES:
2511843
|
Denise
Vizzotto
|
Cirurgiã-dentista
e Mestre em Saúde e Meio Ambiente
CPF:
389.590.540-20
CNES:
2622955
|
Vanessa
Correia Zanotto
|
Enfermeiro
CPF:
04442372918
CNES:
2622955
|
Alunos
bolsistas
|
acadêmicos
odontologia, medicina, psicologia, farmácia.
|
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
1. ACHENBACH, T. M.
Manual for the youth self-report and 1991 profile. Burlington:
University of Vermont Department of Psychiatry, 1991.
2. ACHENBACH, T. M.; RESCORLA, L. A. Mental health practitioners’ guide for the Achenbach System of Empirically Based Assessment (ASEBA). 4th ed. Burlington: University of Vermont, Research Center for Children, Youth, & Families, 2004.
3.
MINISTÉRIO
DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde. Rede Cegonha. 2011
4. PREFEITURA
MUNICIPAL DE JOINVILLE. Conselho Municipal de Direitos da Criança e
do Adolescente. diagnóstico social da criança e do adolescente de
Joinville: indicadores por unidade geográfica: Vol I. 2ª Ed.
Joinville. SC. 2010.
Grupo
Rede Saúde do Adulto: linhas de cuidado hipertensão arterial
sistêmica e/ou diabetes mellitus
Introdução e
Justificativa
Hipertensão
Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM) são doenças
crônicas de grande impacto e crescente aumento na prevalência em
todo mundo, sendo que 80% do impacto das complicações associadas a
HAS ocorrem em países subdesenvolvidos (3).
Estima-se um aumento de 69% no número de adultos diabéticos em
países em desenvolvimento e 20% nos países desenvolvidos no período
de 2010 a 2030 (4),
principalmente pelo envelhecimento populacional, incremento da
obesidade e má aderência ao tratamento (5,6).
No Brasil, segundo Ministério da Saúde, em 2009, 24,4% da população
adulta apresentavam HAS e 9,5% com mais de 35 anos apresentavam DM
(7).
Em Joinville, 11,06% dos adultos são portadores de HAS e 3,4% de DM
(subestimados considerando indivíduos cadastrados na ESF), com
aproximadamente 20% sem acompanhamento regular, contribuindo com alto
número de óbitos por doenças cardiovasculares - complicações
relacionadas à DM e HAS.
Considerando-se a
baixa aderência ao tratamento (9-12)
e sua importante prevalência e morbimortalidade em Joinville,
acredita-se que o estudo proposto contribuirá com cuidado integral
ao diabético e/ou hipertenso numa perspectiva multidisciplinar,
reduzindo fragmentação da assistência, aperfeiçoando ações de
vigilância, controle e promoção de saúde nos diferentes níveis
de atenção. A atuação conjunta dos cursos de medicina,
odontologia, psicologia, farmácia e educação física permitirá a
efetiva inserção dos acadêmicos no contexto da ESF.
Objetivo Geral
Descrever a RAS do
adulto dentro das LC HAS e DM apontando suas fragilidades e
possibilidades de melhorias.
Objetivos
Específicos
- Mapear e descrever
os pontos de atenção ao paciente com HAS/DM no bairro Jardim
Paraíso nos três níveis: atenção primária, secundária e
terciária;
- Identificar os
sistemas de apoio diagnóstico e de assistência farmacêutica
existentes;
- Implementar a
linha guia de atenção aos hipertensos e diabéticos;
- Analisar os
principais pontos críticos à atenção integral;
- Levantar e avaliar
o perfil da saúde mental promovendo intervenções
interdisciplinares com adultos pacientes com
HAS/DM
do Jardim Paraíso;
- Realizar
intervenções educativas na comunidade, identificando famílias em
risco social, visitas domiciliares e busca ativa juntamente com as
UBS;
- Promover ações
interdisciplinares entre acadêmicos da UNIVILLE;
- Elaborar material
educativo sobre atenção aos pacientes com HAS/DM;
- Implementar
diretrizes clínicas de atenção ao diabético/ hipertenso dentro de
uma visão multidisciplinar e estímulo ao autocuidado.
Metodologia
Trata-se de um
estudo dividido em duas fases. Na primeira fase, um estudo
descritivo, quali-quantitativo e transversal com uso de entrevista
semiestruturada e questionário padronizado desenvolvido para
descrever estrutura, dificuldades e dados epidemiológicos referentes
à HAS/DM. Para
o levantamento do perfil da população de adultos das UBSF do Jardim
Paraíso será utilizado o Sistema de Avaliação Empiricamente
Baseado do Achenbach (Achenbach System of Empirically Based
Assessment – ASEBA) que consiste em um modelo integrado de
avaliação por meio de múltiplos informantes, como pais e outros
profissionais (1).
Este instrumento
envolve categorias nosológicas de problemas de ansiedade, afetivo,
somático, de atenção, de agressividade e sociais, bem como,
avaliam semelhanças e diferenças do funcionamento humano em
diferentes faixas etárias, condições e interações abrangendo
atividade/ocupação e escolaridade (2).
A
amostra será calculada com base nos cadastros de profissionais dos
três níveis de atenção e dos pacientes assistidos. Na segunda
fase, um estudo intervencionista e longitudinal juntos aos portadores
destas patologias e atendidos na rede de atenção primária em
saúde, com base na análise dos dados obtidos na primeira fase.
Universo do
estudo
Na primeira fase do
projeto todas UBS serão avaliadas, em todos níveis de atenção.
Na segunda fase, atividades educativas serão realizadas em 5
unidades ESF do Jardim Paraíso.
- Jardim Paraíso I/II (CNES 2511843) – 277 indivíduos cadastrados com HAS e 94 com DM.
- Jardim Paraíso III (CNES 2512009 ) –125 indivíduos com HAS e 39 com DM.
- Jardim Paraíso IV (CNES 2622955) - 272 com HAS e 63 com DM.
- Morro do Meio (CNES 2511495)- 100 com HAS e 80 com DM
- Vila Nova (CNES 2568667)- 346 com HAS e 87 com DM
Participação dos
estudantes, preceptores e material educativo:
Estudantes dos
cursos de medicina, odontologia, psicologia, farmácia e educação
física participarão de todas as etapas do projeto descritas abaixo
em conjunto com preceptores e tutor:
- Capacitação sobre conceitos da RAS do adulto dentro das linhas de cuidado- HAS e DM e saúde mental, políticas públicas e interdisciplinaridade;
- Treinamento para alinhar metodologias de pesquisa, avaliações e procedimentos visando rigor metodológico durante o projeto e reconhecimento do instrumento de pesquisa ASEBA;
- Elaborar questionários e roteiros de entrevistas semi-estruturadas;
- Participar das reuniões com o Núcleo de Apoio Técnico, ESF das UBS, comunidade local, reuniões dos Conselhos Locais e Municipal de Saúde;
- Elaborar proposta e conteúdo de intervenção educativa com as ESF das UBS envolvidas;
g. Elaborar
material educativo que será trabalhado com pacientes de cada unidade
de saúde supracitada;
h. Participar com o
gestor municipal da proposta de Implementação da Rede de Atenção
ao Adulto diabético/ hipertenso com a SMS;
i. Elaborar
trabalhos e artigos científicos.
Resultados
Esperados
A UNIVILLE
participará da gestão de saúde, com maior entendimento dos
estudantes desde o início do seu curso sobre planejamento, execução
e implementação das políticas de saúde. Pretendemos fornecer uma
avaliação multifacetada da atual situação das LC DM e HAS,
permitindo melhorias na gestão e na adesão dos pacientes através
de medidas educativas. Subsidiar
ainda a gestão municipal e serviço local, com base no perfil de
saúde mental identificado desta população, permitindo redefinição
de estratégias e de serviços a serem oferecidos.
Relação
bolsistas
Tutor
|
Formação
|
Tutor:
Prof. Sofia Cieslak Zimath
|
Psicóloga
Clínica, mestrado em Administração.
CPF:
048.960.298-36
Matrícula
na IES: 153220
Professor
Mestre
|
Preceptores
|
|
Lara
Cristina Leite Guimarães Machado
|
Médica
de Saúde da Família
CPF:
948.687.436-00
CNES:
2511495
|
Alan
Abuabara
|
Cirugião-dentista.
CPF:
21505320852
CNES:
2568667
|
Edna
Viana
|
Educador
Físico
CPF:
65796020900
CNES:
2511843
|
Janaína Pravato Vicente
|
Farmacêutica
CPF:
01803691999
CNES:
2622955
|
Juliana
Prebianca
|
Psicóloga
CPF:
00414290950
CNES:
2512009
|
Gyovana
da Rosa Goulart
|
Enfermeira
CPF:
016.489.689-96
CNES:
2511495
|
Alunos
bolsistas
|
acadêmicos
de medicina, odontologia, psicologia, educação física e
farmácia
|
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
1. ACHENBACH, T. M.
Manual for the youth self-report and 1991 profile. Burlington:
University of Vermont Department of Psychiatry, 1991.
2. ACHENBACH, T. M.; RESCORLA, L. A. Mental health practitioners’ guide for the Achenbach System of Empirically Based Assessment (ASEBA). 4th ed. Burlington: University of Vermont, Research Center for Children, Youth, & Families, 2004.
Grupo Rede
Cegonha - Linha de Cuidado da Gestante e do Recém-Nascido
Cronograma
de ações
|
Data
prevista
|
|
Ago/12
|
|
Ago/Set/12
|
|
Set/Out12
|
|
Out/12
|
|
Nov/12
|
|
Nov/Dez/12
|
|
Fev/Mar13
|
|
Abr/Mai13
|
|
Mai/Jun/13
|
|
Jul/Ago/13
|
|
Ago/13
|
|
Agosto/13
a Abril/14
|
|
Abril/Mai/14
|
|
Mai/14
|
|
Mai/Jun14
|
Grupo
Rede Saúde do Adulto: linhas de cuidado hipertensão arterial
sistêmica e/ou diabetes mellitus
Ações
|
Data
prevista
|
1.Selecionar
estudantes para projeto
|
Ago/12
|
2.Discutir
a Rede Saúde do Adulto: linhas de cuidado hipertensão arterial
sistêmica e/ou diabetes mellitus
|
Out/Nov/Dez/12
|
3.Construção
e treinamento do instrumento de observação para inserção no
campo
|
Out/12
|
4.Discutir
projeto com ESF e Conselhos Locais de Saúde estabelecendo
parcerias
|
Nov/12
|
5.Construir
instrumento de coleta de dados (questionário). Treinamento para
alinhar metodologias de pesquisa, avaliações e procedimentos
visando rigor metodológico durante o projeto e reconhecimento do
instrumento de pesquisa ASEBA.
|
Fev/Mar/13
|
6.Organizar
logística com ESF (quantificação dos hipertensos e diabéticos)
|
Nov/Dez/12
|
7.Redigir
projeto
|
Mar/Abr/13
|
8.Submissão
Comitê de Ética em Pesquisa da UNIVILLE
|
Abr/13
|
9.Realizar
piloto da aplicação do questionário
|
Jun/13
|
10.Coletar
dados nas UBS e comunidade – aplicar questionários em visitas
semanais
|
Jun/Ago/13
|
11.Digitar
banco de dados
|
Ago/Set/13
|
12.Análisar
dados
|
Out/13
|
13.Elaborar
proposta de intervenção educativa com as ESF
|
Out/Nov/Dez/13
|
14.Desenvolver
intervenções
|
Fev/Marc/Abril/14
|
15.Elaborar
relatórios com dados epidemiológicos sobre situação dos
adultos hipertensos e diabéticos do bairro Jardim Paraíso e
definição de propostas de implementação de ações que ajudem
na Rede de Saúde do Adulto no município
|
Mai//14
|
16.Apresentar
resultados e propostas para gestão municipal da saúde, ESF e
CMS
|
Jun/14
|
17.Redação
de artigos e trabalhos
|
Mai/Jul14
|
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