PRÓ-SAÚDE III


A UNIVERSIDADE A SERVIÇO DA SAÚDE II

 Introdução

Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)
A UNIVILLE é uma universidade comunitária voltada às demandas sociais, culturais e econômicas da região na qual está inserida e conta com cinco cursos na área da saúde.
O curso de Odontologia encontra-se no estágio II na maior parte dos vetores e no estágio III em outros. As clínicas de baixa, média e alta complexidade estão inseridas no SUS e seu acesso se dá através do complexo regulador da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As disciplinas de Odontologia Coletiva do 30 e 40 ano atuam em escolas, comunidade e unidades básicas de saúde (UBS). Os alunos dos Estágios Extramuros do 50 ano realizam atividades em unidades de atenção secundária e terciária em saúde, tais como, Núcleo de Fissurados Lábio-Palatais, PAs, hospitais públicos. Atualmente 40% dos professores do curso estão vinculados à SMS em diferentes atribuições. A articulação com a SMS para os processos de Educação Permanente (EP) vem fortalecendo as redes de atenção e a integralidade dos cuidados, resultado das capacitações de profissionais da saúde para cirurgiões-dentistas (CD), auxiliares em saúde bucal (ASB), agentes comunitários em saúde (AGC) e técnicos em saúde bucal.
O curso de Medicina encontra-se no estagio II com algumas disciplinas/atividades integradoras nos primeiros anos. A programação das disciplinas Praticas de Saúde, Organização da Atenção à Saúde no Brasil, Inserção comunitária I e II, fundamentam-se na prática clínica voltada para o contexto da realidade de vida das pessoas, com ênfase nos determinantes sociais da saúde-doença e nas iniquidades. Os preceptores do quinto ano que atuam na estratégia saúde da família (ESF) participam ativamente da planificação destas disciplinas e supervisionam os acadêmicos do primeiro e segundo ano em atividades pontuais das disciplinas. A UNIVILLE, ampliou a Unidade do Jardim Paraíso I e II para inserção dos alunos do curso de Medicina, nas disciplinas de Inserção Comunitária I e II do 1º e 2º anos e Internato em Atenção Primária à Saúde, que acontece por 6 meses, durante 5º ano, onde compartilham cenário de prática com equipes saúde da família, alunos e professores dos cursos de Odontologia e Farmácia, fortalecendo ainda mais ações multidisciplinares no PET e Pró-Saúde II.
Os cursos de Psicologia e Educação Física apresentam menor inserção no SUS e encontram-se nos estágios I e II. O curso de Educação Física na última alteração de matriz curricular propôs disciplinas que permitam ao acadêmico ter uma visão SUS. O curso de Psicologia possui estágios supervisionados do 1 ao 5 ano e está inserindo suas clínicas no complexo regulador da SMS neste ano.
O curso de Farmácia se encontra nos estágios I e II com inserção dos acadêmicos no SUS através da Farmácia Escola - SUS/UNIVILLE. Aprofundando a formação do farmacêutico voltado ao SUS, o curso institucionalizou os princípios do Pró-Saúde e cenários de práticas em seu Projeto Pedagógico. Em 2011, o curso firmou parceria com a UFSC e Ministério da Saúde para nuclear o polo regional do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica – Especialização a distância.
A inserção de estudantes de graduação de todos os cursos da área da saúde ocorre em diversos pontos da rede, não apenas na atenção básica, com finalidade de observação e de atuação na assistência, sempre supervisionados por professores ou profissionais da rede. O projeto Pró-Saúde II, PET Saúde da Família I e II e PET Saúde Mental trouxe avanços na reorientação da formação dos alunos com aprofundamento filosófico do projeto político pedagógico dos cursos envolvidos tornando irreversível este processo, bem como qualificação dos serviços. Houve ampliação da discussão em sala de aula sobre cuidado integral à saúde, importância da organização dos serviços de saúde em rede, da intersetorialidade e interdisciplinaridade.
Serviços de Saúde de Joinville
As redes de atenção à saúde são organizações poliárquicas de um conjunto de serviços de saúde, vinculadas entre si por uma missão única, por objetivos comuns e por uma ação cooperativa, que permitem ofertar uma atenção contínua e integral à determinada população, coordenada pela atenção primária à saúde prestada no tempo certo, no lugar certo, com o custo certo, com a qualidade certa e de forma humanizada, e com responsabilidades sanitária e econômica por essa população” (MENDES,2010).
Joinville, com 515 mil habitantes (IBGE, 2011), conta com 56 unidades de Atenção Primária em Saúde (APS): 37,6% da população contemplada com ESF, 38,9% Estratégia de ACS e 23,5% rede convencional. Estes pontos de atenção nem sempre encontram-se articulados em rede com 3 PAs 24horas, ambulatórios de especialidades e 3 hospitais públicos (Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, Hospital Municipal São José, Maternidade Darcy Vargas) e 1 Hospital Filantrópico (Bethesda). Historicamente o cuidado aos usuários do SUS, tem sido realizado de forma fragmentada e descontínua, ferindo o princípio da integralidade.
A SMS estabeleceu no Plano Municipal de Saúde 2010-2013 a prioridade de organizar Redes de Atenção à Saúde (RAS). Este projeto foi elaborado em consonância com o planejamento da SMS focando intervenção em linhas de cuidado priorizadas pelos gestores municipais e UNIVILLE, contribuindo para construção das RAS e qualificação da atenção aos usuários do SUS.
Segundo MENDES, 2007, APS nas RAS está pautada na integralidade, coordenação, orientação familiar e comunitária, e deve ter resolubilidade para 85% dos problemas de saúde, comunicar-se com diferentes pontos de atenção e sistema de apoio e responsabilizar-se pela população adscrita. A superação da fragmentação dos sistemas de saúde tem sido buscada em vários países do mundo por meio da organização de RAS, sendo APS gestora do projeto terapêutico, garantindo que as redes de assistência devem se organizar com capacidade de integração.
A organização das Linhas de Cuidado, definindo fluxos assistenciais, responsabilidades, implicando todos atores em um grande acordo assistencial, é estratégia fundamental na gestão do cuidado integral e na constituição das RAS (TULIO e MAGALHÃES JR, 2004).

Justificativa

Este projeto pretende ampliar cenários de prática do Pró-Saúde II no município de Joinville e em especial nas quatro UBS do bairro Jardim Paraíso. Será desenvolvido junto às UBS do Jardim Paraíso I, II, III, IV e V. As demais UBS em que já existe atuação dos discentes do curso de medicina também estarão envolvidas em subprojetos. As ações de educação ensino-aprendizagem iniciadas durante Pró-Saúde II serão ampliadas com envolvimento de todos os cursos da área da saúde da UNIVILLE.
O Jardim Paraíso situa-se a 16 km do centro, possui boa cobertura de água e luz, porém sem rede de esgoto e com ruas de terra. Bairro jovem, formado principalmente pela migração do interior do Paraná e Santa Catarina e do Nordeste do Brasil, que vêem trabalhar nas indústrias próximas da região. A população total é de 18.368, sendo 11,9% crianças, 21,2% adolescentes, 61,9% adultos e 5% idosos (SMS 2011). Neste bairro, indicadores como renda, nível de instrução, gravidez na adolescência, consultas no pré-natal, demanda de pré-escola, violência psicológica são considerados péssimos (IBGE, 2000; IPPUJ, 2008). Percentual de famílias cuja renda do responsável pelo domicílio é de até 1 salário mínimo é de 8,73 (IBGE, 2000). Em 2008, 17,3% de jovens com idade de 12 a 17 estiveram envolvidos em atos infracionais e 27,51 dos nascidos vivos, tiveram menos de 7 consultas de pré-natal (SINASC, 2008). Índice de criminalidade alto, principalmente relacionado ao tráfico de drogas, levando a expectativa de vida inferior a dos outros bairros do município. Apesar de contar com cinco equipes da ESF, observa-se grande dificuldade de acesso à média e alta complexidade.
No ano de 2008 iniciamos Pró-Saúde II trabalhando com os cursos de Odontologia e Farmácia e profissionais das equipes de ESF das unidades do Jardim Paraíso I e II. Criamos a Comissão Gestora Local com participação de alunos e professores dos cursos envolvidos, representantes da SMS, profissionais das UBS, conselheiros municipais e locais de saúde. Esta comissão se mostrou atuante e nossa relação hoje com esta comunidade é de respeito e confiança. A UNIVILLE e SMS tem tomando decisões conjuntas no que diz respeito aos projetos para região. Atuamos em todas as escolas do bairro com ações de promoção de saúde criando vínculo e responsabilização.
No Pró-Saúde III pretende-se ampliar cenários de prática incluindo as demais UBS do Jardim Paraíso e participação de todos cursos da área da saúde da UNIVILLE em todos níveis de atenção do SUS, contribuindo para construção das RAS no município, tendo a APS como ordenadora e coordenadora do cuidado e a ESF como principal modelo de atenção. A nova matriz curricular dos cursos da saúde da UNIVILLE estará comprometida com reorientação pedagógica, dotando corpo docente de instrumentos mais adequados para realizar atividades de forma institucionalizada, devido às experiências positivas obtidas no Pró-Saúde II e PETs estimulando elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e artigos científicos, além da realização de seminários internos de avaliação do projeto de reorientação dos cursos, com participação da Comissão Gestora, docentes e discentes, representantes dos serviços de saúde e Conselho Municipal/Estadual de Saúde.

Objetivo Geral
Incorporar ao processo de formação dos alunos dos cursos da área da saúde da UNIVILLE uma abordagem do processo saúde-doença que contemple determinantes sociais e uma perspectiva do cuidado integral à saúde, promovendo transformações nos processos de geração de conhecimentos, ensino-aprendizagem e prestação de serviços de saúde à população.

Objetivos Específicos
- Implantar disciplina curricular que envolva todos cursos da área da saúde da UNIVILLE de forma multiprofissional e interdisciplinar contribuindo com políticas e prioridades dos Ministérios da Saúde e Educação;
- Instrumentalizar alunos e profissionais de saúde para abordagem dos determinantes do processo saúde-doença em todos os níveis, conforme diretrizes de universalização, regionalização, eqüidade e integralidade;
- Promover transformações nos processos de ensino-aprendizagem e prestação de serviços à população através de ações intersetoriais voltadas ao cuidado integral, promoção e vigilância em saúde;
- Promover EP e elaboração de material didático, recursos multimídia, artigos, monografias, dissertações na área do SUS;
- Aprofundar processo de gestão da clínica nas UBS do Jardim Paraíso e organização das RAS, em consonância com políticas de saúde e com o perfil epidemiológico loco-regional;
- Institucionalizar através de instrumentos jurídico-legais o papel da Comissão Gestora Local;
- Trabalhar subprojetos PET nas RAS: Cegonha, Saúde da Criança, Saúde do Adulto (Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus) e Saúde Mental da Criança e Adolescente.




EIXO A: ORIENTAÇÃO TEÓRICA
Realização de oficinas com docentes, estudantes e profissionais dos serviços de saúde, estimulando a reorientação da formação, integração ensino-serviço com foco na integralidade das ações de saúde.
Temas das Oficinas:
- Determinação social do processo saúde-doença;
- SUS: diretrizes, legislação e controle social;
- Perfil epidemiológico, planejamento local e gestão da clínica;
- Humanização e acolhimento;
- Capacitação em vigilância, prevenção e controle das doenças crônicas diabetes e hipertensão arterial;
- RAS prioritárias a serem desenvolvidas no município de Joinville: Cegonha, Saúde da Criança; Hipertensão Arterial e Diabetes; Saúde Mental; Saúde do Adolescente;
- Promoção da Saúde e Prevenção de Agravos e Doenças, com ênfase no estímulo às atividades físicas e alimentação saudável;
- Capacitação em teatro-educação para educação em saúde. Criação de material didático para UNIVILLE e SMS.


EIXO B: CENÁRIOS DA PRÁTICA
Atividades integradas alunos, docentes e serviços de atenção à saúde do SUS. Envolvimento graduandos do 10 ao 50 ano dos cursos da saúde de forma multidisciplinar nas seguintes RAS:

1. Atenção primária de saúde/ ESF
- Atividades integração ensino-comunidade com participação de alunos junto aos Conselhos Locais e Municipal de Saúde (CMS);
- Atividades conjuntas alunos e ACS melhorando qualidade: da visita domiciliar, busca ativa, promoção do auto-cuidado, identificação e encaminhamento de situações risco;
- Capacitação /atualização da ESF e alunos para qualificação dos atendimentos e melhoria da adesão aos tratamentos. Gestão da clínica nas UBS;
- Estratégias para garantir adesão aos tratamentos programáticos;
- Campanha sobre prevenção de acidentes.
2. Rede Saúde da Criança e do Adolescente
- Atividades educativas sobre crescimento saudável: alimentação, não dependência de vitaminas;
- Atividades físicas como alternativa complementar para crianças e adolescentes que usam medicamentos controlados, hiperativos;
- Levantamento epidemiológico utilizando o índice de dentes cariados, perdidos e obturados (CPO-D), identificando crianças e adolescentes em “risco” das escolas adscritas das UBS do Jardim Paraíso. Planejamento de atividades de intervenção (orientação saúde bucal, fluorterapia e outros);
- Exame dos familiares das crianças e adolescentes de alto risco, com visitas domiciliares, encaminhando casos de necessidades para clínicas das UBS e referência: UNIVILLE (ambulatórios Medicina, Odontologia, Psicologia), Centro de Especialidade Odontológica (CEO) e PAs;
- Atendimento de pacientes especiais no Núcleo Atendimento de Pacientes Especiais da SMS.
3. Rede Cegonha
- Busca ativa das gestantes na área de abrangência da equipe;
- Implementação de protocolo para ações de pré-natal e monitoramento da conformidade das práticas das ESF em relação aos parâmetros de qualidade estabelecidos;
- Levantar perfil das gestantes e necessidades de intervenção preventivas em modalidade grupal (abordagem interdisciplinar);
- Desenvolver ações psicoeducativas em parceria com todos os cursos da saúde, em consonância com perfil levantado;
- Acolher demandas de intervenção piscoterapeutica no Serviço de Psicologia da UNIVILLE;
- Capacitação dos profissionais de saúde qualificando ações de acompanhamento/tratamento odontológico na gestação (humanização, qualidade técnica dos atendimentos, abordagens educativas estimulando auto-cuidado). Atendimento odontológico para gestantes das UBS do Jardim Paraíso iniciando pelas pacientes identificadas como “risco” às doenças bucais;
-Referenciar casos necessários para clínicas das UBS, UNIVILLE (ambulatórios Medicina, Odontologia, Psicologia), CEO e PAs, hospitais;
- Participar dos grupos de gestantes das UBS do Jardim Paraíso discutindo: métodos de contracepção, medicamentos. Socializar teorias do desenvolvimento infantil e discutir importância da maternagem no desenvolvimento humano, discussão sobre cuidados do recém- nascido (abordagem interdisciplinar);
- Garantia de acesso a referências especializadas para os casos de pré-natal de alto risco;
4. Saúde do Adulto – linha de cuidado vigilância, prevenção e controle – Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus
- Capacitar ACS melhorando qualidade das visitas: busca ativa, promoção auto-cuidado, identificação e encaminhamento de situações risco;
- Identificar pacientes com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) atendidos nas UBS em que alunos da medicina realizam estágios quanto a gravidade da doença, presença de lesão em órgãos alvos, medicamentos utilizados e tratamentos alcançados;
- Desenvolvimento de Campanhas de Promoção de Saúde. Desenvolvimento de intervenções centradas na promoção de hábitos de vida saudável, ações educativas de prevenção e controle dos fatores e condições de risco, detecção precoce das lesões de mucosa e câncer de boca;
- Programa de “desmedicamentalização”, grupos de apoio terapêutico que discutam fases do adoecer dos idosos;
- Atividades físicas (caminhadas e outros) que mobilizem mais portadores dessas enfermidades aderirem ao programa (elaborado através de avaliações físicas, prescrições das atividades baseadas em laudos ou informações compartilhadas com os cursos de educação física, medicina e farmácia).
5. Rede Atenção Psicossocial Cuidados em Saúde Mental da Criança e Adolescente
- Atividades com ACS de capacitação quanto às redes de apoio existentes no município (CAPS, Núcleo Pacientes Especiais), possibilitando melhor entendimento do fluxo de atendimento dos pacientes com problemas de saúde mental em seu bairro;
- Matriciamento, desenvolvimento de proposta para trabalho dentro do Núcleo de Apoio Saúde da Família (NASF).



EIXO C: ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
- Implantar disciplina curricular envolvendo todos alunos dos cursos da saúde, de todos os períodos, integrando conteúdos de acordo com ciclos profissionais, com aulas teóricas e práticas voltadas ao SUS, incluindo os subprojetos PET;
Para tal, prevemos: mapear disciplinas de cada curso que aborde temáticas do SUS; fórum de discussão com todos professores destas disciplinas e de outras instituições convidadas para a implantação da disciplina única;
- Realização de projetos de pesquisa (PET) a partir das necessidades de saúde da comunidade;
- Promover atividades de EP em gestão da clínica; elaboração de material didático, reuniões para compartilhar resultados dos estudos possibilitando que as equipes se apropriem dos conhecimentos;
- Integrar a Residência em Saúde da Família ao PET; 
- Integrar linhas de pesquisa do Mestrado Saúde e Meio Ambiente da UNIVILLE e Pró-Saúde, com ênfase na investigação das necessidades da comunidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- FRANCO, T.B; MAGALHÃES JUNIOR, H.M. INTEGRALIDADE NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE: A ORGANIZAÇÃO DAS LINHAS DO CUIDADO. *Publicado no livro: O Trabalho em Saúde: olhando e experienciando SUS no cotidiano; HUCITEC, 2004-2a. edição; São Paulo, SP.
- INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, 2000.
- INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, 2011. www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=420910. Acesso: 13/02/2012
- INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE JOINVILLE, 2008.
- MENDES, E.V. Revisão Bibliográfica sobre Redes de Atenção à Saúde, 2007.
- MENDES, E.V. Uma Revisão Bibliográfica sobre a Atenção Primária à Saúde – “AGORA MAIS DO QUE NUNCA”, 2010.
- SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE NASCIDOS VIVOS, 2008.
-SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE. Relatório Anual da Gestão. Joinville. SC. 2010/2011.

PET REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE EM JOINVILLE 2012-2013

Grupo Rede Cegonha - Linha de Cuidado da Gestante e do Recém-Nascido
Introdução

Em 2011, a proporção de nascidos vivos com 7 ou mais consultas no município de Joinville foi de 70,4% e 2 óbitos maternos de mulheres residentes, enquanto o total de óbitos em menores de 5 anos de idade foi de 126 e de mulheres em idade fértil de 125 Em números absolutos a mortalidade infantil foi de 73 e a mortalidade em menores de 5 anos foi de 83. Dos 7.786 nascidos vivos, 17,8% (1393) foram de mães adolescentes (SMS, 2011).
No bairro Jardim Paraíso, foco de atuação deste trabalho, a população é de 18 mil habitantes, sendo 9.066 mulheres. Destas, 6244 (68,8%) possuem entre 10 a 49 anos de idade, portanto em fase reprodutiva. Segundo dados SINASC (2008), em 27,5% dos nascidos vivos, suas mães realizaram menos de 7 consultas no pré-natal, o número de óbitos infantis foi de 3. As internações de crianças de 0-4 anos por infecção respiratória aguda e doença diarréica aguda foram de 16 e 2 respectivamente, correspondendo a 36,3% e 0,5% do total de crianças do município internadas por estas causas. Em 2011,a mortalidade infantil em números absolutos foi de 4 e o percentual de nascidos vivos de mães adolescentes foi de 7,4% (SMS, 2011). Ainda há grande dificuldade de captação de gestantes para o tratamento dentário.
Os dados acima demonstram a necessidade de intervenção multiprofissional neste público-alvo, respeitando o princípio da integralidade da atenção para a efetivação da Rede Cegonha. A atuação conjunta dos cursos de medicina, odontologia e psicologia permitirá a integração de atividades pautadas no diagnóstico e planejamento local, visando um novo olhar sob a ótica da Linha de Cuidado da Gestante e do Recém-nascido e a efetiva inserção dos acadêmicos no contexto da ESF.
Para o levantamento do perfil da população de gestantes adolescentes das UBSF do Jardim Paraíso será utilizado o Sistema de Avaliação Empiricamente Baseado do Achenbach (Achenbach System of Empirically Based Assessment – ASEBA) que consiste em um modelo integrado de avaliação por meio de múltiplos informantes, como pais e outros profissionais (ACHENBACH, 1991). Este instrumento envolve categorias nosológicas de problemas de ansiedade, afetivo, somático, de atenção, de agressividade e sociais, bem como, avaliam semelhanças e diferenças do funcionamento humano em diferentes faixas etárias, condições e interações abrangendo atividade/ocupação e escolaridade (ACHENBACH; RESCORLA, 2004).
Pretende-se neste subprojeto apoiar o gestor municipal na formulação de propostas para implantação da Rede Cegonha no município e em especial no bairro Jardim Paraíso.

Objetivo Geral
- Atuar na Rede Cegonha, Linha de Cuidado da Gestante e do Recém-nascido, possibilitando aos alunos dos cursos envolvidos compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos e ecológicos deste público-alvo.

Objetivos Específicos
- Realizar diagnóstico das necessidades para atuação na Rede Cegonha no bairro Jardim Paraíso. Conhecer perfil sócio-demográfico das gestantes e familiares, identificar principais necessidades, problemas de saúde geral, bucal, psicossocial, acesso aos serviços e aderência ao pré-natal na UBS;
- Levantar e avaliar o perfil da saúde mental das gestantes adolescentes promovendo intervenções interdisciplinares no do Jardim Paraíso;
- Analisar o perfil e a demanda em Saúde Mental promovendo intervenções biopsicossociais e subsidiar políticas públicas municipais;
- Realizar intervenções educativas na comunidade, identificando famílias em risco social, visitas domiciliares e busca ativa juntamente com as UBS;
- Promover ações interdisciplinares entre acadêmicos da UNIVILLE.

Metodologia

A pesquisa será feita por meio de um inquérito epidemiológico nas UBS e domicílios das áreas de abrangência das UBSF envolvidas no projeto. Tendo como referência o proposto pelo Ministério da Saúde – Rede Cegonha, a literatura científica sobre o tema e o diagnóstico realizado pelos estudantes do PET-Saude 2012-2013 na atenção básica. Pretende-se subsidiar a elaboração de uma proposta de implantação da Rede no âmbito municipal contendo ações de promoção, proteção e recuperação da saúde para este grupo populacional. O conhecimento da realidade local mediante diagnóstico permitirá a priorização epidemiológica dos indicadores da matriz proposta pela Rede Cegonha, acompanhamento e monitoramento à nível local e dos demais pontos de atenção envolvidos na efetivação da rede. Dentre os indicadores priorizados, poderá ser de escolha para o acompanhamento e monitoramento o número de nascidos vivos e de 7 ou mais consultas no pré-natal, número absoluto de óbitos infantis, número absoluto de óbitos maternos, percentual de gestantes captadas até a 12ª semana de gestação, número de gestantes adolescentes, atualização da caderneta de saúde, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, incentivo ao aleitamento materno, calendário básico do programa nacional de imunização, entre outros.
Serão elaboradas intervenções educativas dirigidas às gestantes e recém-nascidos com ênfase na humanização do pré-natal, amamentação, crescimento e desenvolvimento, saúde mental, redução da mortalidade materna e infantil e outros.
Os estudantes de medicina, psicologia e odontologia irão realizar as seguintes atividades sob supervisão dos preceptores e tutor:
  1. Estudar a Rede de atenção à Linha de Cuidado da Gestante e do Recém-nascido formulada pelo Ministério da Saúde e demais literatura a respeito;
  2. Capacitação sobre conceitos de saúde mental, políticas públicas e interdisciplinaridade;
  3. Treinamento para alinhar metodologias de pesquisa, avaliações e procedimentos visando rigor metodológico durante o projeto e reconhecimento do instrumento de pesquisa ASEBA;
  4. Participar das reuniões com o Núcleo de Apoio Técnico, ESF das UBS, comunidade local, reuniões dos Conselhos Locais e Municipal de Saúde;
  5. Participar das discussões para formulação dos instrumentos de coleta de dados;
  6. Realizar visitas semanais nas UBSF e domicílios para aplicar o questionário;
  7. Organizar dados coletados para digitação e posterior análise;
  8. Elaborar relatórios com dados epidemiológicos sobre situação de vida e saúde das gestantes e recém-nascidos do bairro;
  9. Elaborar proposta e conteúdo de intervenção educativa com as ESF das UBS envolvidas;
  10. Participar com o gestor municipal da proposta de Implantação da Rede Cegonha;
  11. Redigir artigos e trabalhos científicos.

Tutor e preceptores terão atribuições:
  1. Orientar os estudantes de graduação em todas as etapas do projeto;
  2. Ser um elo entre os acadêmicos e ESF;
  3. Participar da redação dos artigos;
  4. Participar das atividades do projeto.

UBS do projeto
CNES
UBS Jardim Paraíso I e II
2511843
UBS Jardim Paraíso IV
2622955
UBS Jardim Paraíso V
3400069
UBS Lagoinha
8007535
UBS Dom Gregório
3101150

Relação bolsistas
Tutor
Formação
Selma Cristina Franco

CPF: 016.726.808-24
Matricula Univille: 142054
Professora doutora concursada com vínculo de 40 horas

Preceptores:

Roberta Colvara Torres Medeiros
Médica
CPF: 944667260-00
CNES: 2511843
Manuel Enrique Ramirez Lopez
Enfermeiro
CPF: 68058306991
CNES: 8007535
Rubens Gellert Voigt
Enfermeiro
CPF: 80696830906
CNES: 3101150
Lisiane Rangel Cyrino

Cirurgiã-dentista, Mestre em Odontologia
CPF: 63283942972
CNES: 2511843
Denise Vizzotto

Cirurgiã-dentista e Mestre em Saúde e Meio Ambiente
CPF: 389.590.540-20
CNES: 2622955
Vanessa Correia Zanotto
Enfermeiro
CPF: 04442372918
CNES: 2622955
Alunos bolsistas
acadêmicos odontologia, medicina, psicologia, farmácia.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. ACHENBACH, T. M. Manual for the youth self-report and 1991 profile. Burlington: University of Vermont Department of Psychiatry, 1991.

2. ACHENBACH, T. M.; RESCORLA, L. A. Mental health practitioners’ guide for the Achenbach System of Empirically Based Assessment (ASEBA). 4th ed. Burlington: University of Vermont, Research Center for Children, Youth, & Families, 2004.
3. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde. Rede Cegonha. 2011
4. PREFEITURA MUNICIPAL DE JOINVILLE. Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente. diagnóstico social da criança e do adolescente de Joinville: indicadores por unidade geográfica: Vol I. 2ª Ed. Joinville. SC. 2010.


Grupo Rede Saúde do Adulto: linhas de cuidado hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus

Introdução e Justificativa
Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM) são doenças crônicas de grande impacto e crescente aumento na prevalência em todo mundo, sendo que 80% do impacto das complicações associadas a HAS ocorrem em países subdesenvolvidos (3). Estima-se um aumento de 69% no número de adultos diabéticos em países em desenvolvimento e 20% nos países desenvolvidos no período de 2010 a 2030 (4), principalmente pelo envelhecimento populacional, incremento da obesidade e má aderência ao tratamento (5,6). No Brasil, segundo Ministério da Saúde, em 2009, 24,4% da população adulta apresentavam HAS e 9,5% com mais de 35 anos apresentavam DM (7). Em Joinville, 11,06% dos adultos são portadores de HAS e 3,4% de DM (subestimados considerando indivíduos cadastrados na ESF), com aproximadamente 20% sem acompanhamento regular, contribuindo com alto número de óbitos por doenças cardiovasculares - complicações relacionadas à DM e HAS.
Considerando-se a baixa aderência ao tratamento (9-12) e sua importante prevalência e morbimortalidade em Joinville, acredita-se que o estudo proposto contribuirá com cuidado integral ao diabético e/ou hipertenso numa perspectiva multidisciplinar, reduzindo fragmentação da assistência, aperfeiçoando ações de vigilância, controle e promoção de saúde nos diferentes níveis de atenção. A atuação conjunta dos cursos de medicina, odontologia, psicologia, farmácia e educação física permitirá a efetiva inserção dos acadêmicos no contexto da ESF.
Objetivo Geral
Descrever a RAS do adulto dentro das LC HAS e DM apontando suas fragilidades e possibilidades de melhorias.

Objetivos Específicos
- Mapear e descrever os pontos de atenção ao paciente com HAS/DM no bairro Jardim Paraíso nos três níveis: atenção primária, secundária e terciária;
- Identificar os sistemas de apoio diagnóstico e de assistência farmacêutica existentes;
- Implementar a linha guia de atenção aos hipertensos e diabéticos;
- Analisar os principais pontos críticos à atenção integral;
- Levantar e avaliar o perfil da saúde mental promovendo intervenções interdisciplinares com adultos pacientes com HAS/DM do Jardim Paraíso;
- Realizar intervenções educativas na comunidade, identificando famílias em risco social, visitas domiciliares e busca ativa juntamente com as UBS;
- Promover ações interdisciplinares entre acadêmicos da UNIVILLE;
- Elaborar material educativo sobre atenção aos pacientes com HAS/DM;
- Implementar diretrizes clínicas de atenção ao diabético/ hipertenso dentro de uma visão multidisciplinar e estímulo ao autocuidado.

Metodologia
Trata-se de um estudo dividido em duas fases. Na primeira fase, um estudo descritivo, quali-quantitativo e transversal com uso de entrevista semiestruturada e questionário padronizado desenvolvido para descrever estrutura, dificuldades e dados epidemiológicos referentes à HAS/DM. Para o levantamento do perfil da população de adultos das UBSF do Jardim Paraíso será utilizado o Sistema de Avaliação Empiricamente Baseado do Achenbach (Achenbach System of Empirically Based Assessment – ASEBA) que consiste em um modelo integrado de avaliação por meio de múltiplos informantes, como pais e outros profissionais (1). Este instrumento envolve categorias nosológicas de problemas de ansiedade, afetivo, somático, de atenção, de agressividade e sociais, bem como, avaliam semelhanças e diferenças do funcionamento humano em diferentes faixas etárias, condições e interações abrangendo atividade/ocupação e escolaridade (2). A amostra será calculada com base nos cadastros de profissionais dos três níveis de atenção e dos pacientes assistidos. Na segunda fase, um estudo intervencionista e longitudinal juntos aos portadores destas patologias e atendidos na rede de atenção primária em saúde, com base na análise dos dados obtidos na primeira fase.
Universo do estudo
Na primeira fase do projeto todas UBS serão avaliadas, em todos níveis de atenção. Na segunda fase, atividades educativas serão realizadas em 5 unidades ESF do Jardim Paraíso.
  • Jardim Paraíso I/II (CNES 2511843) – 277 indivíduos cadastrados com HAS e 94 com DM.
  • Jardim Paraíso III (CNES 2512009 ) –125 indivíduos com HAS e 39 com DM.
  • Jardim Paraíso IV (CNES 2622955) - 272 com HAS e 63 com DM.
  • Morro do Meio (CNES 2511495)- 100 com HAS e 80 com DM
  • Vila Nova (CNES 2568667)- 346 com HAS e 87 com DM

Participação dos estudantes, preceptores e material educativo:
Estudantes dos cursos de medicina, odontologia, psicologia, farmácia e educação física participarão de todas as etapas do projeto descritas abaixo em conjunto com preceptores e tutor:
  1. Capacitação sobre conceitos da RAS do adulto dentro das linhas de cuidado- HAS e DM e saúde mental, políticas públicas e interdisciplinaridade;
  2. Treinamento para alinhar metodologias de pesquisa, avaliações e procedimentos visando rigor metodológico durante o projeto e reconhecimento do instrumento de pesquisa ASEBA;
  3. Elaborar questionários e roteiros de entrevistas semi-estruturadas;
  4. Participar das reuniões com o Núcleo de Apoio Técnico, ESF das UBS, comunidade local, reuniões dos Conselhos Locais e Municipal de Saúde;
  5. Elaborar proposta e conteúdo de intervenção educativa com as ESF das UBS envolvidas;
g. Elaborar material educativo que será trabalhado com pacientes de cada unidade de saúde supracitada;
h. Participar com o gestor municipal da proposta de Implementação da Rede de Atenção ao Adulto diabético/ hipertenso com a SMS;
i. Elaborar trabalhos e artigos científicos.

Resultados Esperados
A UNIVILLE participará da gestão de saúde, com maior entendimento dos estudantes desde o início do seu curso sobre planejamento, execução e implementação das políticas de saúde. Pretendemos fornecer uma avaliação multifacetada da atual situação das LC DM e HAS, permitindo melhorias na gestão e na adesão dos pacientes através de medidas educativas. Subsidiar ainda a gestão municipal e serviço local, com base no perfil de saúde mental identificado desta população, permitindo redefinição de estratégias e de serviços a serem oferecidos.



Relação bolsistas
Tutor
Formação
Tutor: Prof. Sofia Cieslak Zimath
Psicóloga Clínica, mestrado em Administração.
CPF: 048.960.298-36
Matrícula na IES: 153220
Professor Mestre
Preceptores

Lara Cristina Leite Guimarães Machado
Médica de Saúde da Família
CPF: 948.687.436-00
CNES: 2511495
Alan Abuabara

Cirugião-dentista.
CPF: 21505320852
CNES: 2568667
Edna Viana
Educador Físico
CPF: 65796020900
CNES: 2511843
Janaína Pravato Vicente

Farmacêutica
CPF: 01803691999
CNES: 2622955
Juliana Prebianca

Psicóloga
CPF: 00414290950
CNES: 2512009
Gyovana da Rosa Goulart

Enfermeira
CPF: 016.489.689-96 
CNES: 2511495
Alunos bolsistas
acadêmicos de medicina, odontologia, psicologia, educação física e farmácia

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. ACHENBACH, T. M. Manual for the youth self-report and 1991 profile. Burlington: University of Vermont Department of Psychiatry, 1991.

2. ACHENBACH, T. M.; RESCORLA, L. A. Mental health practitioners’ guide for the Achenbach System of Empirically Based Assessment (ASEBA). 4th ed. Burlington: University of Vermont, Research Center for Children, Youth, & Families, 2004.
Grupo Rede Cegonha - Linha de Cuidado da Gestante e do Recém-Nascido
Cronograma de ações
Data prevista
  1. Selecionar estudantes para projeto;
Ago/12
  1. Discutir linha de cuidado da gestante e recém-nascido e finalidades do projeto. Capacitação sobre conceitos de saúde mental, políticas públicas e interdisciplinaridade nesta rede.
Ago/Set/12
  1. Construir instrumento de coleta de dados (questionário). Treinamento para alinhar metodologias de pesquisa, avaliações e procedimentos visando rigor metodológico durante o projeto e reconhecimento do instrumento de pesquisa ASEBA.
Set/Out12
  1. Redigir projeto e submissão Comitê de Ética em Pesquisa da UNIVILLE;
Out/12
  1. Discutir projeto com ESF e Conselhos Locais de Saúde estabelecendo parcerias;
Nov/12
  1. Organizar logística com ESF (quantificação das gestantes e recém-nascidos);
Nov/Dez/12
  1. Realizar piloto da aplicação do questionário;
Fev/Mar13
  1. Coletar dados nas UBS e comunidade – aplicar questionários em visitas semanais;
Abr/Mai13
  1. Digitar banco de dados;
Mai/Jun/13
  1. Análisar dados;
Jul/Ago/13
  1. Elaborar proposta de intervenção educativa com as ESF;
Ago/13
  1. Desenvolver intervenções;
Agosto/13 a Abril/14
  1. Elaborar relatórios com dados epidemiológicos sobre situação de vida e saúde das gestantes e recém-nascidos do bairro e definição de propostas para a Implantação da Rede Cegonha no município;
Abril/Mai/14
  1. Apresentar resultados e propostas para gestão municipal da saúde, ESF e CMS;
Mai/14
  1. Redação de artigos e trabalhos.
Mai/Jun14



Grupo Rede Saúde do Adulto: linhas de cuidado hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus
Ações
Data prevista
1.Selecionar estudantes para projeto
Ago/12
2.Discutir a Rede Saúde do Adulto: linhas de cuidado hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus
Out/Nov/Dez/12
3.Construção e treinamento do instrumento de observação para inserção no campo
Out/12
4.Discutir projeto com ESF e Conselhos Locais de Saúde estabelecendo parcerias
Nov/12
5.Construir instrumento de coleta de dados (questionário). Treinamento para alinhar metodologias de pesquisa, avaliações e procedimentos visando rigor metodológico durante o projeto e reconhecimento do instrumento de pesquisa ASEBA.
Fev/Mar/13
6.Organizar logística com ESF (quantificação dos hipertensos e diabéticos)
Nov/Dez/12
7.Redigir projeto
Mar/Abr/13
8.Submissão Comitê de Ética em Pesquisa da UNIVILLE
Abr/13
9.Realizar piloto da aplicação do questionário
Jun/13
10.Coletar dados nas UBS e comunidade – aplicar questionários em visitas semanais
Jun/Ago/13
11.Digitar banco de dados
Ago/Set/13
12.Análisar dados
Out/13
13.Elaborar proposta de intervenção educativa com as ESF
Out/Nov/Dez/13
14.Desenvolver intervenções
Fev/Marc/Abril/14
15.Elaborar relatórios com dados epidemiológicos sobre situação dos adultos hipertensos e diabéticos do bairro Jardim Paraíso e definição de propostas de implementação de ações que ajudem na Rede de Saúde do Adulto no município
Mai//14
16.Apresentar resultados e propostas para gestão municipal da saúde, ESF e CMS
Jun/14
17.Redação de artigos e trabalhos
Mai/Jul14


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